Hoje temos mais um prato típico, adaptado para uma versão vegana: o ragu.
O que é ragu?
Ragu é um molho de carne que tem suas raízes na culinária italiana, especialmente nas regiões de Emilia-Romagna e Nápoles, e remonta ao século XVIII. Tradicionalmente, o ragu é preparado com carnes variadas como carne de boi, porco, vitela, cordeiro ou até mesmo aves, que são lentamente cozidas até se tornarem macias e cada região e até mesmo cada família italiana tem sua própria versão e métodos específicos de preparação.
Os ingredientes tradicionais do ragu incluem carne moída ou em pedaços, cebolas, cenouras, aipo, tomates, vinho tinto ou branco, caldo de carne e ervas aromáticas como louro e tomilho, resultando em um molho espesso, perfeito para ser servido com massas como tagliatelle, pappardelle ou polenta.
O “Ragù alla Bolognese é a versão mais conhecida, que tradicionalmente utiliza carne de boi e de porco, leite ou creme e é servido com tagliatelle. É o nosso velho conhecido “molho à bolonhesa”.
Mas há outras versões, como a napolitana, preparada com carne de porco ou boi, cozida com tomate e vinho tinto, ou versões que incluem fígado, cogumelos, ervilhas. Todas essas versões trazem consigo as tradições e as histórias de um lugar ou de uma família.
Então, porque não criar uma tradição e uma história diferente, com uma versão vegana do ragu, preparado sem carne?
Adaptando…
Além da carne, as versões mais tradicionais do ragu incluem um refogado a base de cebola, cenoura, aipo e tomates, vegetais saborosos e que certamente permanecerão nessa adaptação.
O vinho também é um componente comum nas receitas mais tradicionais, mas como nem sempre este é um produto vegano, ficará de fora nessa versão.
E para substituir a carne? Lentilhas!
Uma receita
Como eu sempre digo, esses pratos tradicionais, com muitas versões, são sempre boas opções para novas versões e adaptações, uma vez que é quase impossível identificar a “receita certa”.
Para essa versão de ragu vegano, usaremos lentilhas, cenoura, tomates, cebola, alho e especiarias e ervas aromáticas. Mas pode seguir essa mesma receita ou criar a sua própria versão.
O dia hoje, está nublado e preguiçoso… Então vamos cozinhar ao som de uma seleção relaxante de jazz e bossa nova.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de lentilhas cruas
- 1 cenoura média (100 a 120 g)
- 1 cebola pequena (60 a 70 g)
- 1 lata de tomates pelados, com o suco (400 g)
- 1 a 2 dentes de alho, amassados
- 1 colher (sopa) de azeite ou óleo vegetal
- 2 xícaras (chá) de água
- 5 azeitonas pretas, picadas (opcional)
- folhas de louro
- pimenta do reino
- sal
- salsa, cheiro verde ou manjericão fresco
Modo de preparo
- Lave as lentilhas. Escorra e reserve.
- Descasque a cenoura e rale em ralador grosso. Reserve.
- Corte a cebola em cubos pequenos. Reserve.
- Na panela de pressão, refogue a cebola no azeite ou óleo, em fogo brando, até que fique transparente, macia e levemente dourada.
- Junte a cenoura e o alho. Aumente um pouco o fogo e deixe cozinhar até a cenoura murchar. Deixe criar uma leve crosta dourada no fundo da panela (mas cuidado para não queimar!)
- Acrescente 1 xícara de água e mexa bem, raspando o fundo da panela para soltar a crosta dourada.
- Junte o restante da água, os tomates com o caldo da lata, as lentilhas, as azeitonas (caso deseje utilizá-las), 1 ou 2 folhas de louro. Acrescente pimenta do reino e sal a gosto. Misture bem.
- Tampe a panela de pressão e, em fogo alto, espere pegar pressão.
- Abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos. Tenha cuidado com o tempo, para que a lentilha não cozinhe demais e acabe virando um purê.
- Aguarde sair toda a pressão naturalmente, antes de abrir a panela.
- Se quiser um molho mais cremoso, use amassador de legumes ou socador para amassar ligeiramente parte dos grãos. Cuidado para não amassar demais! É importante que a maior parte dos grãos de lentilha permaneçam inteiros.
- Na hora de servir, acrescente salsa, cheiro verde ou folhas de manjericão frescas.
Essa receita é bem rápida de preparar, não levando mais de 20 ou 30 minutos. Ela rende cerca de 5 porções de 200 g e pode ser usada como molho para massas, como espaguete, talharim, pena, parafuso. Ou mesmo no preparo de lasanha. Nesse caso, recomendo adicionar um pouco de molho de tomate. O molho “turbinado” é uma boa opção.
Outra opção muito interessante é utilizar o ragu como recheio para tortas, escondidinho, bolo de batata.
Também não deixa a desejar acompanhando de polenta, angu ou arroz.
A receita tem um bom rendimento e pode ser congelada. Recomendo que seja congelada em pequenas porções individuais, facilitando o descongelamento e uso posterior.
Informações nutricionais
Valores por porção de 200 g (2 colheres de servir cheias).
- Valor energético: 184 kcal
- Carboidratos: 29 g
- Proteínas: 10 g
- Lipídios: 4,6 g
- Fibras: 8,5 g
Créditos
Esta receita foi retirada (e ligeiramente adaptada) do site Panelinha.


Deixe um comentário